Veja as dicas para comprar um bom Fusca 1974
- Leandro Maraccini Claro
- 29 de dez. de 2020
- 2 min de leitura

Gosta de carro antigo mas não quer gastar muito? Nesse caso um Fusca bem conservado pode ser uma boa escolha se você pretende entrar para o clube dos fuscasmaníacos.
Mas antes de fechar negócio é bom seguir algumas dicas que podem garantir uma boa compra.
O estado de conservação é um dos pontos mais importantes. É bom verificar assoalho, pé de coluna e caixa de estepe, pontos onde é comum o aparecimento de ferrugem. É recomendável confrontar a marcação do número do chassi com a documentação para evitar comprar um carro roubado. Outro detalhe importante, e que está diretamente ligada à valorização do veículo, é seu grau de originalidade.
Quanto mais original e antigo, mais valor o carro terá. Detalhes como pneus e todos os itens de segurança, como freio e caixa de direção.
Veja abaixo um ótimo check list para realizar a compra do seu Fusca, após a compra:

a. Troque todos os fluídos (freio, óleo de câmbio e óleo do motor. Quando for trocar o óleo do motor, aproveite e troque a peneirinha de filtragem - Ninguém nunca troca.).
(Freio: quando abaixar no reservatório/ Óleo de Câmbio: Completar anualmente/ Óleo: Cada 5.000 km)
b. Troque o filtro de ar e de gasolina (Quando aparentarem sujeira)
c. Se a correia tiver qualquer sinal de desfilamento nas bordas, troque-a. (quando necessário)
d. Troque as velas. Mesmo que aparentem bom estado, você não sabe o quanto já rodou. (quando necessário)
e. Troque o platinado e o condensador. São peças baratas e que incomodam muito quando estão deterioradas. (quando necessário)
f. Ligue o motor no escuro e dê umas aceleradas. Se enxergar fagulhas próximo aos cabos de velas, troque-os.
g. A alavanca do freio de mão deve travar até o terceiro ou quarto estalo. Se for mais, regule.
h. Se o motor estiver fazendo um barulho tipo tic-tic-tic sincronizado e meio alto, regule as válvulas.
i. Levante cada roda (ou ponha o carro num eleva-car) e gire cada roda. Ela deve girar bem livre e sem ruídos. Se estes ocorrerem, cheque rolamentos quanto a estado e lubrificação e também o freio nesta roda.
j. Gire a direção. Note que ela faz um breve movimento mais leve e então fica mais pesada e começa a girar a roda. Isto é a folga, que não deve ser muito grande. Se tiver muita, regule a caixa de direção ou troque-a.
k. Se o volante tremer em determinadas velocidades, pode ser rodas desbalanceadas ou componentes de suspensão com folga.
l. Verifique (ou providencie) grossa borracha para ser colocada entre a bateria e o banco traseiro do fusca. (Importantíssimo: Alto risco de incêndio).
m. Verifique estado da fiação no capo dianteiro e também no cofre do motor. No caso de fios desencapados, fita zolante neles. Se for mais grave, eletricista.
n. Verifique (com frequência) o funcionamento das luzes do carro.
o. Verifique lonas de freio (espessura).
Comentarios